30 outubro 2015

Tendências Sexuais e Espiritismo

por H. Thiesen 

Múltiplas experiências humanas reencarnatórias, o espírito ora transitando pelo sexo feminino e ora pelo masculino, proporcionam ao espírito tendências sexuais, sejam femininas ou masculinas. Reencarnado com ambas polaridades e, muitas vezes contrariado, aos impositivos da sua anatomia genital e da educação sexual que acolhe em seu ambiente familiar, social e cultural, tenderá para qualquer das duas opções e o fará nem sempre de acordo com sua aspiração interior, que poderá ser inverso ao que determina o meio.
O Espírito Emmanuel ensina no livro “Vida e Sexo” que o “espírito passa por fileira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade, o que sedimenta o fenômeno da bissexualidade, mais ou menos pronunciado, em quase todas as criaturas.” 
Há vários fatores educacionais que contribuem para despertar no indivíduo as tendências depositadas no seu inconsciente, ainda que desempenhe papéis de acordo com a sua anatomia genital e que seu psiquismo se constitua de acordo com sua opção sexual, poderá ocorrer que se desperte com desejos de ter experiências afetivas com pessoas do mesmo sexo. Tal fato poderá lhe tumultuar a consciência caracterizando transtornos psíquico-emocionais.
A vivência do espírito no sexo oposto, ao que adotou, em cada encarnação, bem como nas encarnações nas quais exerceu sua opção sexual, irão moldar no seu psiquismo as tendências de cada polaridade. Explica Emmanuel, que "a homossexualidade e também a transexualidade,  não encontram explicação fundamentada nos estudos psicológicos que tratam do assunto nas bases materialistas, mas é perfeitamente compreensível, à luz da reencarnação.”
Em O Livro dos Espíritos, questão 202, Allan Kardec pergunta aos Espíritos e esses esclarecem:
Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher?
- Isso pouco lhe importa, o que o guia na escolha são as provas por que haja de passar.
 A genética procura encontrar genes que explicariam a homossexualidade, A psiquiatria procura por enzimas cerebrais que poderiam explicar ou influenciar no comportamento sexual.Porém a sexualidade real não se encontra no corpo, mas na complexidade do espírito. É assim que devemos encarar as questões pertinentes ao sexo. A coletividade humana ainda aprenderá, que compreender os conceitos de normalidade e de anormalidade deixa a desejar quando se trata apenas de sinais morfológicos.
Não podemos confundir homossexualismo, bissexualismo e transexualismo com desvios de caráter, pois os deslizes sexuais de qualquer tendência têm procedências diversas, por que suas raízes podem vir das profundidades íntimas insondáveis e até na Natureza, apresenta-se em enorme variação, começando pela autogênese (geração espontânea) dos vírus e das células, passando pela bissexualidade dos seres hermafroditas, o que para alguns pesquisadores justifica o aparecimento de desvios sexuais congênitos.
Com a atual liberação sexual na sociedade e a ascensão do sexo, a tolerância às outras vias e tendências sexuais aumentaram, permitindo que pessoas que viviam no anonimato se expressem naturalmente. Sobre esse tema Chico Xavier explicava de forma clara: “Não vejo motivo para críticas destrutivas e sarcasmos incompreensíveis para com nossos irmãos e irmãs portadores de tendências homossexuais, a nosso ver, claramente iguais as tendências heterossexuais que assinalam a maioria das criaturas humanas. Em minhas noções de dignidade do espírito, não consigo entender porque razão esse ou aquele preconceito social impedirá certo número de pessoas de trabalhar e de serem úteis a vida comunitária, unicamente pelo fato de haverem trazido do berço características psicológicas e fisiológicas diferentes da maioria. (…)Nunca vi mães e pais, conscientes da elevada missão que a Divina Providencia lhes delega, desprezarem um filho porque haja nascido cego ou mutilado. Seria humana e justa nossa conduta em padrões de menosprezo e desconsideração, perante nossos irmãos que nascem com dificuldades psicológicas?”( )
A Doutrina Espírita é libertadora e não impõe axiomas ou postulados ao seus seguidores, tornando-os infelizes ou sentenciando-se uma culpa. A energia sexual necessita de equilíbrio e não abuso ou repressão. A Doutrina Espírita não condena, mas recomenda respeito, fraternidade e compreensão para com os que possuem preferências homoafetivas. Muitas vezes pode até ser alguém fustigado por um apelo permissivo de erotismo, junto ao seu psiquismo movido pela motivação inconsciente à depravação, que podem estar perturbando seu projeto de edificação, através de uma conduta sexual adequada e, por isso mesmo, não pode ser discriminado e repudiado, sob pena de retirar-lhe as oportunidades de regeneração, pois, como orientou Jesus: “Aquele não tiver pecados, que atire a primeira pedra!”
Como já observado acima, segundo Emmanuel, não existe masculinidade plena e nem plena feminilidade em nosso Orbe. Tanto um sexo, como o outro, possuem algo de viril e feminil. Anteriormente como a educação era muito rígida e repressiva, era costume enquadrar os indivíduos em condição ambissexual (hermafroditismo) conforme a aparência sexual predominante, o que não determinava a sua sexualidade de fato, denotando em grandes problemas psicológicos e sociais para tais indivíduos, contrariando-lhe as verdadeiras aspirações.
Assumir a homossexualidade não deve significar um desafio ao grupo de relacionamento familiar, social ou profissional, mas um exercício de autoaceitação para poder reconhecer a si mesmo, perante o círculo de amigos e parentes, que vive uma situação conflitante. O verdadeiro desafio é a edificação íntima para superar os próprios conflitos e desejos, não só os sexuais, mas toda a espécie de desejos que comandam a vida de cada um de nós.
Retomando as palavras de Emmanuel: O mundo vê, na atualidade, em todos os países, extensas comunidades de irmãos em experiência dessa espécie, somando milhões de homens e mulheres, solicitando atenção e respeito, em pé de igualdade devidos às criaturas heterossexuais.
O homossexualismo não deve ser classificado como uma psicopatia ou comportamento merecedor de discriminação ou medidas repressivas, indivíduos em tais tendências, devem ser merecedores de toda a nossa compreensão e ajuda, para que possa vencer sua luta de adaptação ao novo sexo adquirido com o renascimento.
Para a maioria dos cristão, a união estável ou casamento entre pessoas do mesmo sexo, é uma questão muitíssimo controvertida, diante da visão preconceituosa da esmagadora maioria supostamente “puros”, é uma blasfêmia, o que torna o tema complexo e aberto para discussões. Porém, tendo-se como alicerce as opiniões, como de Chico Xavier, a união estável (casamento) entre homossexuais é perfeitamente normal.
Somente podemos entender melhor a questão se estivermos livres dos conceitos que nos acompanham há muitos milênios ou preconceitos, como queiram. Não é forçoso afirmar, que a legalização do casamento entre duas pessoas do mesmo sexo, é um avanço social e que apenas regulamenta o que existe de fato.
Sobre o mesmo assunto, Allan Kardec, Codificador da Doutrina Espírita formulou a Questão 695, em O Livro dos Espíritos e indagou os "Espíritos! com as seguintes palavras:
- O casamento, quer dizer, a união permanente de dois seres, é contrário a lei natural? Os orientadores dos fundamentos da Doutrina Espírita responderam com a seguinte afirmação:
- É um progresso na marcha da humanidade.
Tanto homossexuais e heterossexuais devem buscar a sua reforma íntima, não cedendo aos apelos e impulsos instintivos e sensuais. O que é ilícito ao homossexual, também é ao heterossexual, ambos precisam “discernir que o sexo é uma sede de energias superiores, concedidas para equilibrar as atividades psicosomáticas, sentindo-se no dever de resguardar-se dos desvios capaz de corrompê-las e, que a atividade sexual é uma fonte de bênçãos renovadoras do corpo e da alma. Em outras palavras, sexo é para sublimação e não para corrompimento.
É necessário reconhecer que ao serem identificadas as diversas tendências sexuais das pessoas nesse mundo de prova ou de expiação, é imprescindível lhes oferecer amparo, nas mesmas condições que à maioria heterossexual da sociedade.
Por fim, que estas idéias possam levar, a quantos as lerem, à meditação em definitivo, sobre esse assunto, lembrando que o homossexualismo ultrapassa a questão da simples atividade sexual.

Um comentário:

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

A homossexualidade é assim mesmo explicada pelo Espiritismo....
Lindo moça.... estou adorando vir aqui!!!

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